COLÉGIO ESTADUAL CAMPOS SALES PROMOVE CURSO GRATUITO DE LIBRAS

COLÉGIO ESTADUAL CAMPOS SALES PROMOVE CURSO GRATUITO DE LIBRAS

TILS (Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais) Eziom-Geber Emmanuel Gusmão Palmeira Limeira leciona as aulas em conjunto com docentes do Colégio Estadual Campos Salles.

Os alunos assistem a primeira aula do projeto de ensino de Libras. No ultimo sábado, 17 de agosto de 2019, teve inicio a primeira aula do ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul. O projeto surgiu a partir de uma iniciativa de docentes do Colégio Estadual Campo Sales, da professora Vanira Lima, das diretoras Adriane Macedo e Rosimeire Tomazini e dos TILS (Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais) Eziom-Geber Emmanuel Gusmão Palmeira Limeira e Luciane Santos.

Inicialmente pretendia-se atender a comunidade escolar da região, porém devido ao grande interesse da comunidade externa houve uma necessidade de expansão, acolhendo um público diverso.

O curso - que é inteiramente gratuito - apresenta a proposta de comunicação em libras desde o primeiro dia de aula, com imersão total no idioma, promovendo o debate e a conscientização sobre o tema resultando assim numa maior integração entre a comunidade surda da região com a comunidade ouvinte. A Língua Brasileira de Sinais não é uma simples gestualização da língua portuguesa, mas sim classificada como um idioma de fato e autônomo.

As aulas, cujas inscrições já estão encerradas, iniciaram-se no dia 17 de agosto de 2019 e acontecerão todos os sábados no período da tarde, das 13h30min às 16h30min encerrando-se no dia 30 de novembro de 2019 nas dependências da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul.

Esse projeto vai ao encontro da preocupação do Município de Campina Grande do Sul, com a inclusão social de pessoas com diversidade funcional, lembrando que foi sancionado a Lei Municipal nº 596 de 05 de dezembro de 2018, o Dia Municipal da Conscientização da Língua Brasileira de Sinais em 24 de abril.

O ensino de Libras, além de permitir uma maior integração social da comunidade de deficientes auditivos, que segundo o IBGE é composta por 9,7 milhões de brasileiros surdos ou com algum tipo de deficiência auditiva, promove uma maior inserção desta comunidade no mercado de trabalho, fomentando a economia nacional.